Cada vez mais, surgem novas tecnologias e alternativas que podem ser facilmente incorporadas em projetos residenciais para diminuir os impactos ambientais e ajudar a preservar os recursos naturais. Ter uma casa sustentável é prezar pela natureza e pelo bem-estar de seus ocupantes. Conheça mais sobre esse tipo de construção e veja soluções que são amigáveis com o meio ambiente:
O que é uma casa sustentável?
Uma casa sustentável é uma construção que preza pelo mínimo impacto ambiental, através de soluções que visem economias de recursos, reaproveitamento de materiais, economia de energia, reutilização de resíduos e o bem-estar de todos os envolvidos no processo.
Ideias para uma casa sustentável
Pequenas mudanças e novas tecnologias podem ajudar, e muito, a ter uma casa sustentável. Confira:
1. Materiais ecológicos ou recicláveis
Os materiais empregados na construção podem economizar recursos naturais e diminuir o custo de obras. Além de sustentáveis, as opções ecologicamente corretas também podem apresentar bom desempenho e facilidade de execução. Para uma casa sustentável, é possível utilizar materiais como telhas ou tijolos ecológicos, bambus, pisos e revestimentos recicláveis e até mesmo reaproveitar containers.
2. Aproveitamento máximo da iluminação natural
Aproveitar a iluminação natural é uma ótima forma de economizar energia em uma residência. Com certeza, investir em grandes janelas ou aberturas para os ambientes vai possibilitar uma boa economia no uso de luzes artificiais durante o dia.
3. Telhado verde
Esse tipo de telhado permite o crescimento de vegetações de pequeno porte na cobertura. Assim, a solução economiza com telhas e traz mais verde para a cidade. Outras vantagens são diminuição da temperatura interna, isolamento acústico nos edifícios e colaboração para um melhor qualidade do ar.
4. Reaproveitamento de água da chuva
Instalar uma cisterna na residência vai possibilitar a captação e o reaproveitamento da água da chuva. Essa água pode ser utilizada para lavagem de calçadas, descargas e irrigação de plantas ou jardins. Essa solução pode refletir em uma economia de até 50% na conta de água e vai fazer a diferença na preservação dos recursos hídricos.
5. Aquecimento solar
A luz natural é gratuita, abundante e pode ser aproveitada também para aquecer a água de chuveiros ou torneiras. Esse sistema traz inúmeras vantagens para as residências, como economia de energia e redução nos custos mensais de energia elétrica.
6. Uso de energias alternativas
Além de aquecer a água, a luz solar também pode ser utilizada como fonte de energia elétrica para toda a casa através da instalação de placas fotovoltaicas. Outra opção de energia alternativa é a eólica, produzida pela força dos ventos. Ambas são energias limpas e não emitem poluentes em sua geração.
7. Iluminação de LED
Altamente eficientes, as lâmpadas de LED oferecem uma iluminação de maior qualidade para as residências. Essa tecnologia apresenta menor custo e maior vida útil, quando comparada a lâmpadas fluorescentes. Além disso, não emite radiação ultravioleta nem calor e não possui mercúrio ou outra substância tóxica em sua composição (que possa poluir o meio ambiente).
Várias dessas opções são fáceis de adotar e, além de preservar o meio ambiente, também podem fazer a diferença na economia e nas contas da casa.
Leia mais aqui: https://www.tuacasa.com.br/casa-sustentavel/